Pela eficiência energética da iluminação pública na Freguesia da Venteira


A promoção da otimização e eficiência energética no consumo de energia, é nos dias de hoje, uma necessidade e uma realidade cada vez mais premente, em que o procura do equilíbrio entre o consumo de energia e as necessidades indispensáveis no nosso dia-a-dia, evitando desperdícios, torna-se indispensável e indissociável de uma nova etapa evolutiva no crescimento e evolução das sociedades.

É um tema rico e com um futuro, acreditamos, positivo, no sentido das mudanças que têm ocorrido na sociedade, não obstante o ainda longo caminho a percorrer. No caso em concreto, da iluminação pública, a respetiva utilizacão racional de energia e a eficiência energetico-ambiental devem ser objetivos realisticamente alcançáveis, na base de projetos e politicas desenhadas para esse efeito.

Dentro dos vários planos de eficiência energética que podem ser aplicados nas cidades, este tema  deve ser devidamente acompanhado, tendo em conta a natural  rede existente, derivada da necessidade e realidade evolutiva dos espaço públicos. Nos respetivos municípios, a consciêncialização dos decisores politicos, é fulcral para o estudo e implementação de soluções e tecnologias mais eficientes, tendo como base o aumento da eficiência energética nas vias públicas.

A obrigação dos municípios e das freguesias de melhorar a eficiência energética é imprescindível, em concreto, na nossa freguesia, é possível implementar outro tipo de medidas com consequências práticas e reais na iluminação existente em alguma zonas, com impacto no aumento do  nível de segurança  e o bem-estar da população.

Foi dentro destes princípos e orientações que entendemos apresentar uma recomendação, no passado dia 27 de abril, na reunião de assembleia da freguesia de Venteira, em que exortámos a assembleia a aprovar a mesma ( que veio a acontecer) no sentido de solicitar à Câmara Municipal da Amadora o plano de intervenção na freguesia sobre a utilização de iluminação LED bem como sobre a implementação de novas práticas de sustentabilidade ambiental, bem como a criação de um projecto piloto em algumas zonas da freguesia de Venteira, parques, paragens de autocarros, para implementação de novas soluções, nomeadamente a aplicabilidade de iluminação publica alimentada a energia solar  / eólica.

Entendemos também ser adequado a criação de um plano de eficiência energética,  no dominio da iluminação publica, que proporcione condições para discussão de estratégias energéticas com inclusão de contributos das freguesias do concelho.

Não obstante a responsabilidade direta do município e da entidade responsável pelo contratos de concessão, acreditamos também ser da responsabilidade da Junta de Freguesia de Venteira, a sensibilização e consciencialização social para uma mudança responsável da sua comunidade, sendo que, inclusivamente, poderá impulsionar e provocar a criação de um projecto inovador para a freguesia, facilmente demonstrável do potencial e relevante interesse para cidadão, no cumprimento de objectivos climáticos.

 De forma clara, entendemos ser também dever, da JFV, desafiar os responsáveis diretos para a concretização de mudanças nesta área, na base de uma desafio e de um conceito de evolução e projeção para a nossa freguesia, não devermos ficar atidos a uma única visão nem reféns da estagnação, de forma crítica e construtiva, assumimos a nossa responsabilidade, é necessária a uma MUDANÇA, é possível fazer mais, como já referi, não depende de um, depende de todos, é uma questão de ACREDITAR.


Hélio Martins

Membro da bancada do Partido Social Democrata na Assembleia de Freguesia da Venteira

PSD Amadora


Comentários