Pela abertura da pisicina da Venteira


O retrato nacional da Saúde e em concreto, no nosso município e freguesia, reflete uma realidade cada vez mais preocupante, pela falta de meios, recursos, políticas, com as respetivas consequências para as populações e comunidades.

O redução do risco da doença é um imperativo e a existência e manutenção de um estilo de vida mais ativo, nomeadamente através da atividade física, pode ser fulcral para um aumento da qualidade de vida da população, dados os impactos diretos na saúde e respetivo bem-estar. A verdade é que a boa forma física é fundamental  para a manutenção de um corpo saudável, sem excessos, de forma consciente e com compromisso.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) , Tedros Adhanom Ghebreyesus disse em tempos que “Ser fisicamente ativo pode adicionar anos à vida e vida aos anos”, uma verdade irrefutável.

Em 2022, no dia 23 de Junho,em reunião de Assembleia de Freguesia,  o Grupo de Eleitos do PPD/PSD , na Assembleia de Freguesia de Venteira , submeteu a apreciação e votação, uma moção sobre a prática desportiva, que já aqui tive oportunidade de comentar e que refletia a nossa preocupação neste domínio, chamando a atenção para a necessidade de as instituições poderem fazer mais, com um papel mais ativo e interventivo, e em concreto a Junta de Freguesia de Venteira.

Neste mesmo alinhamento, no dia 28 de Dezembro  de 2023, entendeu, o Grupo de Eleitos do PPD/PSD, em Assembleia de Freguesia, submeter a apreciação e votação (posteriormente aprovada por unanimidade), a recomendação Pela Abertura da Piscina de Venteira, um tema de suma importância para a promoção da saúde na nossa freguesia, naturalmente transversal a outras, ao concelho, ao país. É mais uma oportunidade para alertarmos para a necessidade de uma política orientada para uma prática desportiva, de consequências positivas e inegáveis para quem a pratica. 

Estando bem definidas e intuidas as responsabilidades para a promoção da saúde,  seja da administração central, seja do poder local, neste domínio, cada vez mais a utilização de piscinas assume, uma maior relevância, não só no âmbito das práticas desportivas associadas bem como necessidades normais de saúde da sociedade, em várias vertentes, em várias idades, com beneficios incontornáveis para a saúde e na qualidade de vida do ser humano e sendo ainda inegável o caratér intergeracional que esta prática induz na comunidade e na sua promoção, dado o convivio saudável entre crianças, jovens, adultos e as respetivas comunidades de idosos. 

As tendências de sedentarismo não podem ser uma opção, inclusivamente numa população com aumento de envelhecimento. Os valores e consequências que esta prática passa  superam sempre qualquer investimento que se faça, a natação infantil  bem como a natação para adultos são essenciais, numa sociedade marcada pela falta de tempo individual, em que existe pouco tempo para fazer tudo o que necessário e até fundamental.

A prática deste desporto deveria fazer parte da educação básica, permitindo contribuir para a construção de principios e orientações, conceitos de sacrifício, persistência, resiliência, empenho, conquista e que podemos considerar como fatores cruciais para desenvolvimento global do individuo.

As autarquias devem dinamizar o prática desportiva, dada a proximidade dos cidadãos, sendo que atualmente na Venteira, só temos o complexo de piscinas da Reboleira a funcionar, o que, de alguma forma induz a perceção da falta de investimento do municipio para este (saudável) tema. Não obstante as competências da JVF estarem dissociadas de responsabilidade direta na prossecução deste objetivo, deve a mesma pugnar para que a Câmara Municipal da Amadora ou o poder central  assuma a sua responsabilidade nesta área, por forma a proporcionar os apoios e as infraestruturas adequadas, principalmente à população da freguesia, em que nomedamente os nossos idosos e as pessoas de mobilidade reduzida poderão ser as mais afetadas, pela manifesta falta de opções e dificuldade na localização.

Entendemos assim recomendar à Junta de Freguesia de Venteira (JFV) que requeira à Câmara Municipal da Amadora um ponto de situação sobre a piscina da Venteira, plano temporal para obras /reposição em funcionamento, bem como aumento de apoios e incentivos às actividades aquáticas e eventos desportivos nesta área. Deve também, a JFV, no nosso entender assumir um papel de relevo e defesa na criação de um plano na freguesia para apoios a pessoas a partir dos 65 (sessenta e cinco) anos, para a respectiva prática.

Mais uma vez, assumimos a nossa oposição como ativa e construtiva, na provocação da discussão, uma dialetica necessária, para a construção de uma comunidade e sociedade mais humanista,  é uma  questão de ACREDITAR. 


Hélio Martins

Membro da bancada do Partido Social Democrata na Assembleia de Freguesia da Venteira

PSD Amadora

Comentários