A Estação Ferroviária da Amadora é, desde sempre, um marco no nosso Concelho.
Denominada por Estação de Amadora desde 1 de Fevereiro de 1908, a, então, Estação de Porcalhota fazia já parte da Linha de Lisboa a Cintra e Torres Vedras, cujo funcionamento remonta a 1888.
A Estação de Amadora tem, desde a sua inauguração, funcionado como um dos principais pontos de comunicação entre este, que é o Concelho com maior densidade populacional (habitantes / km2), e dois populosos Municípios dos Distrito (Sintra e Lisboa).
Separando as Freguesias da Venteira e da Mina de Água, esta é uma estação ferroviária que, pela sua centralização geográfica, possui uma elevada procura anual de varias dezenas de milhares de utilizadores, sejam estes trabalhadores, estudantes, entre outros.
Para além de uma via de comunicação, a Estação de Amadora representa um fator fundamental na coesão social e na promoção da equidade da população do Concelho, sendo este um retorno financeiro e social incalculavelmente superior ao investimento público inicialmente efetuado e, posteriormente, aplicado para efeitos de manutenção.
Em virtude do exposto, torna-se fundamental avaliar e aferir as reais necessidades dos caminhos ferroviários portugueses, das estações que compõem a denominada Linha de Sintra e, concretamente, a Estação de Amadora, bem como dos meios de transporte e do material circulante, cujo desinvestimento é manifestamente assinalável e constatável nos últimos anos.
E não nos enganemos. O referido desinvestimento, motivado sobretudo por questões orçamentais, prejudica e continuará a prejudicar, não os cidadãos mais ricos e com superior nível de rendimentos, mas, antes, aqueles que não dispõe de viatura própria, ou, dispondo, a sua utilização acabaria por causar um impacto financeiro significativamente negativo.
Não esqueçamos a importância que a estação, assim como os caminhos-de-ferro, representam para o Concelho da Amadora. Não esqueçamos que o seu desinvestimento é abdicar de investir nos Amadorenses.
Por uma Amadora mais próxima.
Marco Monteiro
Market Specialist
Secretário-Geral da JSD Amadora
Comentários
Enviar um comentário