Assinalamos com profundo pesar o falecimento no dia de hoje de Maria José Valério, reconhecida artista nacional.
Natural da nossa Freguesia, a Venteira, onde nasceu em 6 de Maio de 1933 e onde viveu os seus primeiros anos, tendo também na nossa Freguesia frequentado a Escola Primária, Maria José Valério teve desde sempre uma forte ligação ao mundo artistico, sendo sobrinha do reconhecido compositor Frederico Valério. Por via disso, cedo enveredou por uma carreira ligada às artes e à cultura, tendo-se estreado logo em 1952 na Emissora Nacional.
Foi responsável por um percurso singular, ligado à música ligeira, ao fado e à radio, com diversos êxitos, dos quais se destacam "Menina dos Telefones" e "O Policia Sinaleiro", sendo contudo o hino do seu Clube, o Sporting Clube de Portugal, que acabou por ser o seu maior êxito.
Teve também passagens pelo teatro, pela televisão, através de diversas peças e apresentações e pelo cinema, onde se destaca em 1958 a sua participação na longa metragem "O Homem do Dia" de Henrique Campos e Teresita Miranda.
Foi agraciada com a Medalha de Mérito da Cidade de Lisboa, grau ouro, em 2004.
Maria José Valério nunca esqueceu as suas origens, tendo uma forte ligação à Freguesia da Venteira e às suas gentes, sendo que no ano de 2009, apadrinhou e deu nome ao Centro Cultural Maria José Valério, que inaugurou.
Os Eleitos do Grupo do PPD/PSD apresentam as suas condolências à sua família e amigos, anunciando desde já que oportunamente apresentarão em sua homenagem um "Voto de Pesar" pelo seu falecimento, em sede de Assembleia de Freguesia.
Que descanse em Paz...
Comentários
Enviar um comentário