Voto de pesar pelo falecimento de Maria de Lourdes Pereira da Silva Calçada



Maria de Lourdes Pereira da Silva Calçada nasceu em São Sebastião da Pedreira, Lisboa, em 3 de Agosto de 1943, tendo vindo residir para a Amadora, mais concretamente para a Freguesia da Venteira, no início dos anos 60 com a sua família, de onde não mais saiu.

Trabalhou como empregada de balcão em vários estabelecimentos comerciais em Lisboa.

Social-Democrata convicta, desde cedo abraçou o Partido Social Democrata onde se filiou e mostrou a sua inteira dedicação em defesa das suas convicções e ideais.

 Iniciou a sua vida autárquica em 1993 integrando a Assembleia de Freguesia da Venteira, tendo, nos mandatos compreendidos entre 1997 e 2009 feito parte do Executivo da Junta de Freguesia da Venteira, nos quais lhe sido atribuídos vários pelouros, nomeadamente a Juventude, Educação, Terceira Idade, Cultura e Acção Social. Foi com estes dois últimos pelouros que mais se evidenciou a sua grande paixão na ajuda aos mais necessitados e no seu enriquecimento cultural da Freguesia. Dos vários projectos que abraçou destacamos:

 - A Criação do Centro Cultural Maria José Valério;

- Reorganização da Biblioteca José Régio e criação dos primeiros espaços de internet de utilização pública no concelho da Amadora;

- A reorganização do “Espaço Venteira”, terminando com as instalações decadentes onde se encontrava, criando melhores condições para os utentes e professores;

- A assinatura de protocolo com a Conferencia de São Vicente de Paulo, no âmbito da colaboração da Freguesia da Venteira com o Banco Alimentar, que ainda hoje, realiza um trabalho fundamental para a dignidade de mais de trezentas famílias da nossa Freguesia;

- Criação do transporte de doentes da Freguesia da Venteira para consultas ou tratamentos médicos.

Maria de Lourdes Pereira da Silva Calçada terminou as suas funções autárquicas como Vogal da Assembleia de Freguesia da Venteira no mandato 2013/2017.

Foram vinte e quatro anos ao serviço da causa pública e particularmente da Freguesia da Venteira, onde sempre, com alegria e muita dedicação, se preocupou em ajudar todos os que mais precisavam, com uma grande sensibilidade social, por todos reconhecida e querida, incorporando verdadeiramente a função de ser autarca e do serviço à causa pública e sendo para todos uma verdadeira referência.

Faleceu no passado dia 24 de Setembro com 77 anos de idade.

 

Delibera a Assembleia de Freguesia da Venteira, sob proposta dos eleitos do Partido Social Democrata:

a)      Aprovar um voto de pesar pelo falecimento de Maria de Lourdes Pereira da Silva Calçada;

b)      Que seja proposto à Câmara Municipal da Amadora a inclusão o nome de Maria de Lourdes Pereira da Silva Calçada, na toponímia da Cidade, no território da Freguesia da Venteira.

 

Em caso de aprovação, deverá o presente Voto ser remetido à Família de Maria de Lourdes Pereira da Silva Calçada, ao Partido Social Democrata, à Junta de Freguesia da Venteira, à Assembleia Municipal da Amadora e à Câmara Municipal da Amadora.

 

Venteira, 29 de Setembro de 2020.


* Voto apreciado e votado por unanimidade dos membros da Assembleia de Freguesia da Venteira, presentes na Reunião Ordinária do dia 29 de Setembro de 2020.


Comentários